1. FutSantos

Vojvoda Desvenda: O Que Faltou ao Santos no Empate com o Grêmio?

Por Redação FutSantos em 02/10/2025 00:52

A Vila Belmiro testemunhou mais um resultado que deixou um gosto agridoce para o Santos. O empate em 1 a 1 com o Grêmio, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira, foi lamentado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O comandante argentino, embora reconheça a superioridade de sua equipe em campo, não poupou críticas à recorrente dificuldade em converter as chances criadas em gol.

A Busca Incansável Pela Efetividade Ofensiva

A análise de Vojvoda pós-jogo evidenciou a insatisfação com a performance de seus atacantes. Segundo ele, o Peixe demonstrou um bom desempenho na primeira etapa do confronto. Contudo, o retorno para o segundo tempo não manteve o mesmo ímpeto inicial, e após o gol do adversário, a equipe reagiu com atitude, mas a pontaria falhou.

Fizemos uma boa primeira parte. Na segunda parte não começamos como terminamos a primeira. Depois do gol deles, o time respondeu em atitude e criou finalizações muito claras. Foram três ou quatro muito claras. O futebol é ter efetividade. Hoje faltou um pouco dessa efetividade,

afirmou o treinador. Ele detalhou que o Santos gerou mais de vinte tentativas de gol, com pelo menos quatro ou cinco delas sendo oportunidades cristalinas. A bola na trave, segundo o técnico, é uma questão de "centímetros", mas o fato é que a rede não balançou o suficiente para garantir a vitória.

A frustração de não ter conquistado os três pontos em casa foi palpável em suas palavras.

O time segue criando, sendo impondo ataque, mas recebemos dois chutes e levamos um gol. Temos que corrigir. Ficou um sabor amargo. Estávamos jogando em casa e queríamos os três pontos,

completou Vojvoda. Ele enfatizou que o Santos

foi protagonista hoje,

e reiterou seu compromisso com o trabalho:

Vou seguir trabalhando, escutando as críticas, os jogadores, os analistas e a comissão técnica. Há que melhorar os resultados, aproveitando chances de gols quando conseguimos. Criamos muitas chances e conseguimos apenas um gol. Vou seguir trabalhando para o time se impor sobre o adversário. O futebol vive de pontos e resultados. O caminho é esse, seguir tentando e propor um jogo de ataque.
Vojvoda Desvenda: O Que Faltou ao Santos no Empate com o Grêmio?
Foto: (Divulgação)

Decisões Táticas Sob Escrutínio do Comandante

Vojvoda também elucidou as motivações por trás de algumas de suas escolhas táticas, especialmente a substituição do volante João Schmidt por Tiquinho Soares no retorno do intervalo, com Barreal sendo deslocado para o meio-campo. O técnico justificou a mudança como uma aposta ousada em busca do resultado.

O Schmidt estava amarelado. Tenho que assumir riscos. O Santos precisa de três pontos em casa. Não encaixaram bem nos primeiros minutos do segundo tempo. É algo para pensar e analisar. Sou o treinador que toma decisões. O Schmidt estava amarelado, era um risco. Não quis seguir do mesmo jeito com o Rincón,

explicou, assumindo a responsabilidade pela alteração. Ele complementou que, embora a equipe tivesse o controle da posse de bola na primeira etapa, sua intenção era aumentar a presença ofensiva, utilizando Tiquinho ao lado de Lautaro.

Tivemos controle de bola no primeiro tempo, mas queria mais presença de área, então coloquei Tiquinho para jogar com o Lautaro. No começo não deu certo, mas depois o Santos fez uma boa partida.

Em relação à titularidade de Escobar, que retornou de suspensão para ocupar a lateral esquerda em detrimento de Souza, Vojvoda esclareceu que a decisão visava uma maior segurança defensiva diante do estilo de jogo do Grêmio.

Souza fez um jogo bom contra o Bragantino, mas considerei que o Grêmio ia jogar na transição. O Souza é muito de ataque, então preferi me assegurar com o Escobar, para ele ficar nessa sobra. Eles têm jogadores de transição individuais. Imaginava esse tipo de jogo. Um Grêmio recuando e saindo em transições, pelo lado,

detalhou o técnico, indicando uma estratégia focada em neutralizar as investidas rápidas do adversário.

O Impacto do Empate na Tabela do Brasileirão

O resultado de igualdade não trouxe o alívio esperado para o Santos na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda permanece na 16ª posição, acumulando 28 pontos. Embora mantenha uma distância de cinco pontos do Juventude, o primeiro time na zona de rebaixamento, essa margem pode ser reduzida. O Vitória, atualmente na 18ª colocação com 22 pontos, tem a chance de diminuir essa diferença caso vença o Ceará em seu confronto nesta quinta-feira.

A urgência por pontos é palpável, e a próxima oportunidade para o Peixe buscar a recuperação será em um novo desafio:

Posição Time Pontos
16º Santos 28
17º Juventude 23
18º Vitória 22 (com jogo a menos)

A próxima partida do Santos está agendada para:

  • Data e horário: 05 de outubro (domingo), às 20h30 (horário de Brasília)
  • Local: Arena Castelão (CE)

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos